domingo, 10 de janeiro de 2010

Meteorologia: Alerta em Espanha, Alemanha, França e Inglaterra


Na Noruega o frio bateu recordes históricos, com temperaturas na ordem dos 40 graus negativos. Em França os nevões obrigaram ao encerramento de cinco aeroportos. Na Inglaterra não há memória de um Inverno tão gélido desde há trinta anos. Na Alemanha instaurou-se o caos nas redes viária e ferroviária.
Mesmo longe de tais extremos de temperatura, por cá o frio vai continuar a fazer-se sentir, principalmente no Interior do País. Em Lisboa, a autarquia pretende manter estações de metro abertas aos sem-abrigo pois as previsões do Instituto de Meteorologia apontavam para a subida das temperaturas mínimas.
Para o final do dia de hoje o IM anuncia chuva, que nas terras altas pode transformar-se em neve, também esperada no Alentejo. Especialmente fria foi a noite de sexta-feira para sábado nos distritos de Portalegre e Évora, com temperaturas abaixo de zero. Na estação das Penhas Douradas, serra da Estrela, o mercúrio desceu até aos sete graus negativos. Quanto às temperaturas máximas, só na Madeira e nos Açores alcançaram dois dígitos. Ontem à noite todos os distritos do Continente estavam em alerta amarelo, terceiro mais grave.
Desde o início, em Dezembro, da vaga de frio siberiano que atinge a Europa, morreram 24 pessoas na Grã-Bretanha, dez na Alemanha e 139 na Polónia. Em Bilbao, Espanha, morreu ontem um homem que caiu quando retirava neve da sua garagem. Em Portugal, a Protecção Civil recomenda precaução na condução de veículos em estradas com gelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário