quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sismo: 113 mortos e dezenas de desaparecidos no Pacífico.


O forte sismo e o tsunami subsequente que atingiram terça-feira as ilhas Samoa e a Samoa Americana, no oceano Pacífico, causaram pelo menos 113 mortos e dezenas de desaparecidos. Londres indica que uma criança britânica de dois anos está entre as vítimas.
Automóveis e pessoas foram varridos pelas ondas enquanto numerosos sobreviventes fugiram para os locais de maior altitude após a ocorrência do sismo, ao amanhecer de terça-feira (hora local, menos 12 horas do que em Lisboa).

AlémMar - São Miguel "ilha encantada"


MAFC.COM

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Covilhã: autocarro despista-se e cai da ponte.


Um autocarro de passageiros despistou-se e caiu da Ponte Pedrinha sobre o Rio Zêzere, junto à Covilhã, segundo informação da Autoridade Nacional da Protecção Civil.
Há registo de oito feridos ligeiros e dois granves, não havendo mortes a registar. O acidente ocorreu às 13:10 e foram mobilizados 51 bombeiros, vinte veículos e um helicóptero do INEM. Todos os feridos foram evacuados para o Centro Hospitalar da Cova da Beira.

O rebentamento do pneu dianteiro direito poderá ter estado na origem do sinistro. O condutor não conseguiu segurar o autocarro da Rodoviária da Beira Interior, que acabou por se despistar, tombando do lado esquerdo da ponte, de uma altura de três metros, quando fazia o trajecto entre a Covilhã e o Fundão, com passagem pela localidade do Ferro, na estrada nacional 506.

domingo, 27 de setembro de 2009

Corpo de recém-nascido estava junto ao fogo.


Terão incendiado silvas, em Ílhavo, para tentar esconder cadáver abandonado.
Os bombeiros de Ílhavo descobriram algo de macabro em Coutada. O cadáver de um recém-nascido foi encontrado, num saco de plástico, junto às chamas. A PJ está a investigar. Há suspeita que o fogo poderia visar destruir a prova do crime.
Um cadáver de um recém-nascido foi encontrado, na madrugada de ontem, em Coutada, Ílhavo, quando os bombeiros procediam ao rescaldo de um incêndio em restolho e silvas.
O corpo do bebé, de sexo indeterminado, estava dentro de um saco de plástico, embrulhado em algumas roupas. O fogo ainda queimou parte do saco mas não chegou ao corpo, que, de acordo com fonte dos bombeiros de Ílhavo, já apresentava sinais de decomposição. "Parecia ter alguns dias", disse, ao JN, uma das primeiras pessoas que viu o cadáver.

Idoso morre em choque violento.


Manuel Faria tinha já 80 anos mas a família nunca imaginou que morreria de forma tão trágica. O BMW que o idoso conduzia, ontem à hora do almoço, chocou frontalmente com uma carrinha a poucos metros da sua casa, na freguesia de Sequeira, em Braga. Manuel morreu logo no local e os dois ocupantes do outro veículo sofreram alguns ferimentos ligeiros, tendo sido transportados para o Hospital de São Marcos, em Braga.

sábado, 26 de setembro de 2009

Será o fatalismo português que o persegue?


De regresso ao negócio multimilionário e mafioso das editoras, os alunos têm agora que comprar não um, mas 2 livros por disciplina e cada um deles mais caro 3,1% do que os preços normais.
Estima-se que cada família tenha que gastar mais 50 euros por cada filho no ensino básico e até 150(!!!!) euros, por aluno no 12º ano.
Viva Portugal!
Eu só gostava de estar 1 minuto numa sala, a sós, com o infame que ontem teve o desplante de vir dizer que «agora os livros vêm sem exercícios para servirem para os anos seguintes»!!!!
Atenção! Não é para obrigar cada aluno a comprar 2 livros: o manual e o livro de exercícios! Nada disso! Porque este governo não está cá para dar milhões às grandes editoras e tipografias...
Eu explicava-lhe rapidamente a quem é que ele devia ir insultar a inteligência...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Carros roubados iam para África.


Os quatro homens compraram centenas de carros furtados em todo o País. Donos de uma oficina ilegal em São João das Lampas, Sintra, desmontaram as viaturas, viciaram os motores e carroçarias e revenderam-nas para África. Numa operação realizada segunda--feira, a GNR constituiu arguidos os quatro proprietários.
Um são-tomense, de 34 anos, e três cabo-verdianos, de 29, 44, e 48 anos, tinham um negócio com uma dimensão tal que empregavam vários compatriotas. Acredita-se que a oficina trabalhou ilegalmente durante cerca de um ano. Os carros eram vendidos pelos autores dos furtos, ou pelos intermediários. Os arguidos desmontavam-nos e depois vendiam as peças, ou aproveitavam-nas para reconstruir a viatura, só que com números de série do motor e carroçaria viciadJá transformados, os veículos eram quase sempre vendidos para os países africanos de língua oficial portuguesa. Numa operação realizada segunda-feira, a GNR de Sintra apreendeu uma carrinha Toyota Dyna desmontada (furtada no Vale da Amoreira), uma Toyota Hiace (furtada em Felgueiras) e um Fiat Punto (roubado em Odivelas). Na oficina estavam ainda 29 chassis de BMW e um carro desta marca, com o número de série do motor alterado. A PJ de Lisboa investiga.

LEGISLATIVAS 2009


PS alarga vantagem sobre o PSD
Se as eleições legislativas se realizassem hoje, o PS venceria, com 38%, uma vantagem de oito pontos percentuais sobre o PSD, de acordo com a sondagem realizada pela Universidade Católica para o JN, o DN, a RTP e a Antena 1.

Avião caiu no recreio de uma escola.


O avião despenhou-se a cerca de 400 metros do aeroporto, nos terrenos de uma escola, e partiu-se em três", disse a porta-voz da "Airlink", companhia proprietária do aparelho. A porta-voz da “Airlink”, Karin Murray, confirmou à Agência Reuters que os três membros da tripulação e uma pessoa ficaram feridos quando o avião tentou aterrar nos terrenos da escola. Não há mais vítimas a registar porque a escola estava fechada para férias.Os pilotos estão em estado crítico e o comissário de bordo ficou ferido com gravidade, acrescentou a porta-voz da "Airlink". O avião não levava passageiros e estava em rota de Durban para Pietermaritzburg, 90 quilómetros e Oeste do local da queda."O aparelho, um Jetstream 41, com 29 lugares, partiu do Aeroporto Internacional de Durban e declarou uma emergência pouco depois de levantar voo", disse Karin Murray. "A tripulação disse que tinham perdido um motor e que havia fumo na retaguarda do aparelho", acrescentou.

sindicato-diz-que-foram-cancelados-172-voos-da-tap;


Numa primeira avaliação da greve, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) fala numa adesão de 98%. Numa conferência de imprensa em Lisboa, os representantes dos pilotos avançaram que apenas seis voos foram realizados até às 17 horas e que 172 voos foram cancelados.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comando da GNR está a averiguar se soldados ficaram com 120 euros .


Dois militares da GNR de Coina estão a ser investigados pelos crimes de peculato e coacção, apurou o CM, depois de um condutor ter ido apresentar queixa na PSP por ter pago uma coima de 120 euros aos patrulheiros, pela falta de cinto, e de estes lhe terem recusado passar um recibo.
Pode estar em causa um crime de peculato, caso os militares se tenham apropriado de dinheiro do Estado – e, quanto à coacção, há suspeitas de, já depois da queixa na PSP, os guardas terem exigido os documentos ao condutor. Certo é que, depois de negarem ter multado o queixoso, foi encontrado no subdestacamento de Coina um auto de contra-ordenação, com os dados daquele condutor, rasurado e assinado por um dos militares suspeitos.A queixa foi feita na PSP da Cruz de Pau, Seixal, no domingo à tarde, depois de tudo se ter passado na zona de Paio Pires, onde o condutor diz ter sido mandado parar por o seu acompanhante não levar cinto de segurança A PSP chamou os patrulheiros e o comandante, tendo os dois primeiros negado tudo. O comando da unidade ordenou imediata averiguação interna, confirmada ontem ao CM pelo Comando-Geral da GNR.

sábado, 19 de setembro de 2009

Orages dans le sud: débordements de rivières, coulées de boue et transports perturbés.


Le sud de la France a été touché par de violents orages et des précipitations intenses entraînant débordements de rivières et coulées de boues qui ont fait quelques blessés légers et provoqué de sérieuses perturbations dans les transports.

Dans le Sud-ouest, le député-maire (UMP) de Bayonne, Jean Grenet, a indiqué qu'il allait demander la reconnaissance de l'état de catastrophe naturelle pour sa ville, au lendemain des pluies torrentielles tombées sur le Pays basque.
Ces précipitations ont occasionné d'importantes perturbations dans les transports dans la région de Bayonne, notamment l'interruption du trafic ferroviaire

Dans le Sud-est, vendredi soir, les très fortes chutes de pluie ont fait déborder certaines rivières, notamment dans les environs de Sainte-Maxime (Var) et la ville a été envahie par les eaux pendant quelques heures.Le maire (UMP) de Sainte-Maxime, Vincent Morisse, a évoqué "un tsunami", en décrivant "une montée qui s'est faite comme une vague, de 1m50 de haut au maximum, qui a déferlé comme une masse d'eau gigantesque".

PROGRAMA DAS FEIRAS NOVAS 2009 EM PONTE DE LIMA.


Sexta 18
noite da música
19.00h Entrada da “Bandinha da Alegria” Animação de Rua
Mais uma vez a abertura plena de irreverência desta banda, constituída por jovens
de alguma idade, mas que se habituaram a calcorrear as ruas e as praças de Ponte
de Lima transmitindo uma alegria esfusiante, tão bem encaixada na alegria da
Festa. Após as 19h o Largo de Camões vai ser invadido pela música popular desta
banda e pelo seu atrevido modo de desfilar.
20.30h Grupo de Fados de Coimbra “Verdes Anos” Jardins do Paço do Marquês
No cenário deslumbrante dos Jardins do Paço do Marquês o Fado de Coimbra
sente o cheirinho do Choupal, recebendo a inspiração duma vila voltada para
a sua história colectiva. Ponte de Lima recebe com o carinho habitual o Fado
de Coimbra, interpretado por este excelente grupo que vai deliciar os amantes
desta forma de música.
22.00h Canções de outrora, música de sempre Largo de Camões
A maravilhosa voz de Inês Santos, bem acompanhada por Pedro Miguéis, vai encher
o Largo de Camões de saudade, da beleza das canções interpretadas e escritas
por Carlos Paião. O tributo a um génio da canção nacional, uma noite de alegria
transmitida por dois jovens talentos que enquadram no espírito das Feiras Novas.

intermat paris 2009 .

Grandes eaux nocturnes Versailles.


15/09/2009 EM VERSAILLES FRANCA

BOM FIM DE SEMANA.

Morreu pela mão da mãe e à frente de dois irmãos.


Piso molhado terá originado despiste de viatura ocorrido na EN 361 em Bom Vale.Faltavam 20 minutos para as 9 horas. Sandra levava os três filhos à escola, quando se apercebeu de uma viatura em despiste. Ainda disse aos filhos para fugirem, mas foi tarde de mais. Maria Luísa, de 7 anos, morreu no local.Ainda em choque o avô da menina recorda o beijo matinal. "Ela foi despedir-se de mim antes de ir para a escola", conta emocionado o idoso. Acompanhado do filho e da nora, António Jacinto encontrava-se a passar uns dias em casa de Sandra, mãe de quatro filhos, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. O marido, emigrado em França há algum tempo, regressou ontem ao Bombarral.Ontem andaram poucos metros. Adelaide recorda as palavras da cunhada. "A Sandra apercebeu-se que vinha um carro em despiste, aos ziguezagues na estrada e disse aos filhos para fugirem", conta adiantando que "os meninos nem tiveram tempo de correr". Adelaide e Luís referem ainda que "o piso estava molhado".A viatura, um Renault Sénic, acabaria por embater de frente na pequena Maria Luisa e atingir de lado o irmão Ruben. Bruno e a mãe assistiram impotentes a tudo.A condutora, funcionária do tribunal da Lourinhã e residente no Bombarral, ficou em estado de choque e teve de ser assistida no Hospital de Caldas da Rainha.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Epandages massifs de lait au Mont Saint-Michel, dans l'Ouest et dans le Nord.


Des millions de litres de lait ont été épandus dans l'Ouest par des agriculteurs qui dénoncent les prix du lait, notamment à Tanis près du Mont Saint-Michel où des centaines de tracteurs ont participé à l'opération, a-t-on appris de sources concordantes.A Tanis, les tracteurs étaient de 250 (gendarmes) à 300 (organisateurs), et ont épandu "de 1 à 2 millions de litres" selon les gendarmes, plus de 3 millions selon les organisateurs Près d'un millier de personnes étaient présentes, selon la gendarmerie. Le champ prévu pour l'épandage était trop petit et les éleveurs ont dû trouver des prairies voisines pour poursuivre l'opération Des éleveurs du Pas-de-Calais ont déversé vendredi près d'un million de litres de lait dans un champ à Desvres, près de Boulogne-sur-mEn Loire-Atlantique, environ 500 producteurs de lait également venus des départements voisins se sont rassemblés vendredi dans un champ au nord de Nantes, où ils ont déversé un million de litres de lait, selon les organisateurser (Pas-de-Calais

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sete mulheres mortas em carrinha de dois lugares.


Um acidente na variante de Cavalum, junto do Parque da Cidade de Penafiel, causou sete mortos. As vítimas são todas mulheres e viajavam numa carrinha de dois lugares.

Segundo o JN conseguiu apurar, o acidente resultou de um choque entre dois veículos ligeiros: uma "Renault Kangoo", de dois lugares, que transportaria as sete vítimas mortais, e uma "Mercedes Vito", com três pessoas, que sofreram apenas ferimentos ligeiros.

As vítimas mortais são sete mulheres que frequentavam um curso de informática para adultos, na Inforfiel

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ponte de Lima: Acidente de viação faz uma vítima mortal.



Uma vítima mortal e dois feridos ligeiros foram o resultado de mais um acidente de viação ocorrido , ao início da tarde, no IC 28, em Refoios, Ponte de Lima.
Segundo informações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, o sinistro foi registado pouco passava às 14 horas, e para o local foram chamados os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.
No local, a prestar apoio na limpeza da via e, ainda, na remoção do cadáver, estiveram também os Bombeiros Voluntários d e Ponte de Lima.
Seriam os bombeiros limianos a efectuar depois o transporte da vítima mortal para a morgue do Centro Hospitalar do Alto Minho com uma das suas ambulâncias.
O acidente de viação envolveu duas viaturas automóveis, que terão colidido, mesmo na saída da auto-estrada O jornal ‘Correio do Minho’ sabe que uma das vítimas envolvidas no acidente de viação é o preparador físico do Valenciano, Alex - o qual foi hospitalizado, mas que está livre de perigo.

sábado, 5 de setembro de 2009

Acidente na A3 provoca um morto .


Um acidente na A3, na zona de Ponte de Lima, envolvendo duas viaturas, uma portuguesa e outra espanhola, terminou da pior maneira. Um mulher, de 83 anos, não resistiu ao despiste violento. Duas outras ficaram feridas.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sócrates inaugura duas escolas em Ponte de Lima.


O primeiro-ministro, José Socrates, inaugura esta quarta-feira uma escola básica e um centro educativo em Ponte de Lima, que custaram 3,3 milhões de euros e acolhem cerca de 450 alunos do ensino pré-primário e do 1º ciclo, refere a Lusa.O vereador da Educação na Câmara de Ponte de Lima, Franclim Sousa, disse que serão inaugurados a Escola Básica de Freixo, que serve oito freguesias, e o Centro Educativo de Refóios, que neste momento apenas acolhe alunos desta freguesia. Actualmente, Ponte de Lima dispõe de 29 estabelecimentos de ensino «primários», que no máximo até 2013 baixarão para 13, de acordo com o estipulado na Carta Educativa do concelho. Esta redução do número de estabelecimentos tem a ver com a aposta na concentração dos alunos nos novos centros escolares que vão nascer em Trovela, Facha, S. Martinho da Gandra, Arcozelo, Lagoas e Estorãos-Lima. Neste ano lectivo, o concelho conta com perto de 2050 alunos no 1º ciclo e 1010 no ensino pré-primário.

Mortos à espera do autocarro.


Uma mulher de 80 anos e um homem de 60 foram atropelados mortalmente, ontem às 09h30, quando esperavam pelo autocarro na rua 15 da Urbanização do Lidador, Vila Nova da Telha, Maia. As vítimas foram atingidas por uma carrinha – que não parou num cruzamento – e, apesar de os bombeiros ainda terem tentado reanimar os atropelados, acabaram por falecer no passeio. Maria Marques e António Lopes esperavam pela chegada do autocarro do Lar de Terceira Idade da Misericórdia, que os levava habitualmente para o centro de dia. Uma carrinha de instalação de redes de telecomunicações seguia para a rua da paragem do autocarro mas não parou antes do cruzamento, acabando por ser atingida por um automóvel que seguia numa transversal. A viatura foi contra os dois peões, embateu violentamente no muro de uma casa e capotou. Maria Marques e António Lopes entraram logo em paragem cardiorrespiratória.